CNBB lança a Campanha da Fraternidade 2025 com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz nesta Quarta-feira de Cinzas (5), a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025. O evento acontece na sede da CNBB, em Brasília (DF), a partir das 10h. Os fiéis também poderão acompanhar a cerimônia pelas redes sociais e canal no YouTube da CNBB.

Tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Ecologia Integral”

Com o lema bíblico extraído de Gênesis 1, 31 – “Deus viu que tudo era muito bom” –, a CF 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. O lançamento da campanha chama para refletir sobre a crise socioambiental, promovendo uma conversão integral, como destaca a CNBB. O foco será a integração do cuidado com a natureza e o compromisso social, em um momento de grande urgência para o planeta.

Segundo a Conferência, o tema da CF 2025 é inspirado por vários acontecimentos significativos, incluindo o 10º aniversário da publicação da encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que discute a responsabilidade humana sobre o meio ambiente. Além disso, o lançamento coincide com os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e com a realização da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA), na Amazônia, em 2025. A campanha também reflete a ação contínua das Comissões Especiais da CNBB para a Amazônia e Ecologia Integral, assim como a Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM), criada há 10 anos.

O principal objetivo da Campanha da Fraternidade 2025 é promover um processo de conversão integral durante o período quaresmal, convidando os fiéis a ouvirem o “grito dos pobres e da Terra”. A campanha busca conscientizar sobre a urgência da crise socioambiental e encorajar a ação em defesa da justiça social e ambiental, especialmente em tempos de desafios globais e locais.

A Campanha da Fraternidade e a coleta solidária

Desde sua criação em 1964, a Campanha da Fraternidade é uma das principais iniciativas da Igreja Católica no Brasil durante o Tempo da Quaresma. A campanha promove atitudes de oração, jejum e caridade, com destaque para a Coleta da Solidariedade, que ocorre no Domingo de Ramos (12 e 13 de abril de 2025). Os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais em todo o país.