A Compesa iniciou as obras de instalação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista, no bairro Encanto da Serra, em Caruaru. A unidade terá capacidade para tratar 200 litros de água por segundo.
A companhia investiu R$ 4,5 milhões na aquisição da ETA, que é compacta e feita de fibra de vidro. O modelo é de fácil instalação e manutenção, além de empregar um conjunto de processos sofisticados para transformar a água bruta em água potável.
Atualmente, em Caruaru, as águas do rio São Francisco são tratadas na ETA Petrópolis com uma vazão de 200 litros por segundo. A ETA Bela Vista, que deve entrar em operação em outubro, e a ETA Salgado também receberão o novo volume de água que chegará à cidade de Caruaru neste ano.
O presidente da Compesa, Alex Campos, lembrou que serão necessários investimentos em obras complementares na rede de distribuição para eliminar o rodízio na cidade. “As tubulações antigas no município serão paulatinamente trocadas para garantir que o volume de água que será disponibilizado para Caruaru chegue em todos os pontos da cidade com pressões adequadas”, afirmou.