As gestantes e puérperas de Sertânia foram vacinadas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (20/05) na cidade de Arcoverde. Esse público recebeu a vacina da Pfizer/BioNTech. A Prefeitura preparou toda logística, fez o mapeamento desse grupo, disponibilizou transporte e 84 mulheres conseguiram ser imunizadas (10 puérperas e 74 gestantes).
No dia 10 de maio, a Anvisa recomendou a suspensão da aplicação do imunizante AstraZeneca/Fiocruz nas gestantes. O Governo do Estado de Pernambuco seguiu a sugestão e ampliou, inclusive, para as puérperas e decidiu vacinar esse grupo, no momento, exclusivamente, com a vacina da Pfizer.
A partir dessa decisão, houve a descentralização desse imunizante e as doses foram entregues nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), o que permitiu que a vacina da Pfizer chegasse às pernambucanas de todos os municípios do estado. O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que a vacinação com as doses da Pfizer é “segura” para gestantes e puérperas.
Vacina AstraZeneca/Fiocruz:
Em Sertânia, quatro gestantes foram vacinadas com AstraZeneca/Fiocruz e estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde do município.