Os trabalhadores da limpeza urbana de Sertânia começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta sexta-feira (28/05). A medida segue a autorização do Governo do Estado, após esses profissionais serem incluídos no Plano de Imunização Nacional do Ministério da Saúde. A vacinação aconteceu na Escola Isaura Xavier dos Santos, onde 28 trabalhadores receberam a primeira dose.
Esse grupo é considerado de vulnerabilidade pela exposição ao novo coronavírus por causa das funções que desempenham. Nesse primeiro momento não foi necessário agendamento prévio. A Secretaria de Serviços Públicos forneceu a lista com os nomes dos funcionários que fazem a coleta de lixo e os servidores que trabalham com limpeza e desobstrução de esgoto, por considerar, junto com a Secretaria de Saúde, que esses estão mais expostos a Covid-19.
Já os garis de varrição e auxiliares de serviços gerais, que fazem trabalho como capinação, devem fazer um cadastro no site http://www.sertania.pe.gov.br/ ou no aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android.
No ato do cadastro, após clicar no grupo ao qual faz parte, os trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos, devem anexar uma declaração que comprove vínculo junto a Secretaria de Serviços Públicos. Essa declaração será fornecida pela própria secretaria a partir de segunda-feira (31/05).
O documento anexado deve ser apresentado também no dia da vacinação, que ainda não tem data definida. Novos agendamentos ocorrerão conforme ocorra a chegada de mais doses ao município.
“São categorias que realmente estão muito expostas e o trabalho deles não pode parar. Nós, enquanto gestão, ficamos preocupados com esses trabalhadores. Sempre fornecemos todos os EPIs para que eles tivessem segurança, mas sabemos que nada substitui a vacina, por isso comemoramos muito o ato desta sexta e esperamos que, em breve, toda a equipe possa vivenciar essa alegria”, disse o Secretário de Serviços Públicos, Renato Remígio.
EDUCAÇÃO
A Prefeitura de Sertânia liberou o cadastro da vacina da Covid-19 para trabalhadores da educação de 40 a 59 anos, trabalhadores da limpeza urbana e pessoas com 59 anos sem comorbidades. O procedimento deve ser feito no site http://www.sertania.pe.gov.br/ ou no aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android.
No caso dos profissionais da educação de 40 a 59 anos, após clicar no grupo ao qual faz parte, ele deve clicar na aba “Comprovante de Grupo” e anexar o contracheque. Já os trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos, devem anexar uma declaração que comprove vínculo junto a Secretaria de Serviços Públicos. Essa declaração será fornecida pela própria secretaria a partir de segunda-feira (31/05).
O documento anexado deve ser apresentado também no dia da vacinação, que ainda não tem data definida para esses públicos, o agendamento será liberado de acordo com a chegada das doses.