Até o fim do ano, a novidade chegará a todos os Departamentos Estaduais de Trânsito, conforme a resolução número 720/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O primeiro a oferecer o CRLVe aos motoristas será o Detran do Distrito Federal (Detran-DF). O documento estará disponível no mesmo aplicativo utilizado para acessar a CNHe e coexistirá com o certificado impresso.
Para obter o CRLVe, o condutor deve ter quitado o licenciamento do veículo e o Detran de registro do automóvel deve ter aderido à tecnologia. O interessado deve baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível na App Store e no Google Play e adicionar o Certificado digital.
Quem já possui a CNH Digital, basta atualizar o aplicativo, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no aparelho. Em seguida, a pessoa deve adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). Para saber quais Detrans já aderiram à novidade, basta acessar o link.