Hoje (28/03) , o Deputado Professor Paulo Dutra, em artigo publicado no Diário de Pernambuco, repercutiu a importância do cadastramento eleitoral para os jovens que já terão completado, até 02 de outubro, 16 anos.
Confira o artigo:
Dar vez e voz às juventudes: o caminho para consolidação de nossa democracia
Publicado em: 28/03/2022 03:00 às atualizado em: 27/03/2022 23:27 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nos últimos dias, um dado bastante alarmante: os números de adolescentes com título de eleitor emitido, até fevereiro, é o menor já registrado na história. Segundo o TSE, pouco mais de 13% dos jovens de 16 e 17 anos estão aptos a votar. Para os que defendem os princípios republicanos e o poder emanado pelo povo como caminho para fortalecer o Estado Democrático de Direito, esse comportamento sugere o preocupante desinteresse das juventudes pela vida política do país.
Estamos vivenciando um período muito delicado da história do Brasil. Uma época de sucessivas tentativas de desmonte de políticas públicas positivas que visam promover a justiça social através da equidade. O desgaste do atual cenário político talvez justifique esse afastamento de nossos jovens dessa seara. Contudo, precisamos reagir, nos unir, ser resistência e seguir firmes na luta por um país melhor, mais digno, mais justo e com menos desigualdades.
É imprescindível que toda sociedade civil convirá esforços para conscientizar as juventudes da importância de sua participação, de forma ativa, na política. Precisamos construir coletivamente, dando voz e vez aos jovens, fortalecendo as suas identidades locais desse Brasil de grandeza continental, gigante, através do olhar das juventudes. Precisamos fazer deles sujeitos ativos, através do exercício da cidadania, na luta por suas demandas, suas especificidades, fortalecendo assim o desenvolvimento de lideranças juvenis políticas.
A política impacta, para o bem ou para o mal, a vida das pessoas. A renovação tão necessária para nossa nação avançar precisa encontrar na força das juventudes solo fértil para essa transformação tão urgente e necessária para nosso país. Como sociedade civil, ou nos apropriamos desses espaços, ou teremos que engolir retrocessos que por vezes ameaçam ser consolidados.
Precisamos incentivar e fortalecer a aproximação dos jovens da esfera política, desde a ocupação em cargos eletivos, até á formulação de políticas públicas, desde sua concepção, discussão, implementação e fiscalização. Precisamos, como nação, incentivar a participação cidadão através do cadastramento eleitoral dos jovens maiores de 16 anos. O prazo para emissão do título eleitoral encerra dia 04 de maio através do site do TSE.
Em tempos de constante ameaça à nossa democracia, apenas a união de forças irá transformar, para melhor, a vida de todas as brasileiras e brasileiros. O futuro é coletivo e ele começa agora!
Paulo Dutra
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, vice presidente da Comissão de Educação da Alepe e deputado estadual pelo PSB