A Prefeitura de Sertânia realizou nesta quinta-feira (28/10) o dia D da campanha Outubro Rosa. A Ação que aconteceu na Praça de Eventos Olavo Siqueira reuniu dezenas de mulheres que foram beneficiadas com diversos serviços. A iniciativa tinha como propósito chamar a atenção do público feminino para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero.
Foram feitas, em parceria com o CONDOMAR (Consórcio Intermunicipal Dom Mariano), 67 mamografias, que já haviam sido agendadas pela Secretaria de Saúde. As participantes receberam, ainda, orientações sobre autoexame e puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e testes rápidos de Hepatites (B e C), HIV e sífilis.
Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania esteve presente prestando seus serviços através do CadÚnico e da equipe do Cras, com educadores sociais e a equipe técnica de psicólogos e assistentes sociais. Houve também serviços de beleza. Foram feitos mais de 70 atendimentos entre design de sobrancelhas, corte de cabelo, manicure e maquiagem. Foi servido, ainda, um lanche para as participantes. Durante todo o evento foram seguidos os protocolos de segurança para enfrentamento da Covid-19.
A Luzinete da Silva, do Alto do Rio Branco, ficou muito satisfeita com a ação. “Eu tô adorando, fiz minha mamografia e deu tudo certo, agora vou fazer a sobrancelha. Estou muito grata, parabéns para toda a equipe”, disse ela. A senhora Lindaci Bezerra, da Rua Professor Moreira, também demonstrou alegria com o evento. “Tô amando, já fiz a unha, já fiz meu exame de mama, já arrumei meu cabelo, tô feliz demais. Tá muito bem organizado, o pessoal atendendo bem, nota 10”, destacou.
Desde o início do mês, foram realizadas atividades com o intuito de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para evitar as mortes pela doença. Foram feitas palestras nas unidades de saúde tanto pela equipe do Mãe Coruja, quanto pela equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde.
Em Sertânia, as ações para diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero acontecem diariamente, durante todo o ano, nas UBSFs, com consultas médicas e de enfermeiros; solicitação de mamografia; exames citológicos; vacinação de HPV; e demonstração de como fazer corretamente o autoexame da mama. Além de consultas com ginecologista no Centro de Saúde da Mulher e da Criança