Depois de alguns meses de articulações em Brasília, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), representante do Polo de Confecções na Assembleia Legislativa de Pernambuco, acompanhou, nesta terça-feira (12), o anúncio de 100 novas unidades de institutos federais no País e celebrou que um deles será feito em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional. O Instituto Federal é uma entidade de ensino público e gratuito e atua desde o ensino médio técnico até a pós-graduação. O investimento é de R$ 3,9 bi do Novo PAC e contempla, ainda, a consolidação de
unidades existentes. A iniciativa conta com o envolvimento do Ministério da
Educação (MEC), da Casa Civil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO);
“Isso é fruto de um trabalho conjunto, que realizamos com o deputado federal Felipe Carreras e com o prefeito Fábio Aragão e o vice Helinho. Nossa cidade é hoje um grande polo de desenvolvimento econômico e cresce cada dia mais com sua capacidade de produção, sendo destaque não somente em Pernambuco, mas nacionalmente quando o assunto é confecção. E agora poderemos qualificar ainda mais nossa mão de obra. Sabemos o quanto essas instituições assumiram importante papel no desenvolvimento socioeconômico brasileiro desde que foram criadas, ainda pelo presidente Lula em 2008. Além de ofertar o melhor ensino médio do País, aferido por avaliações nacionais e internacionais, atrelam suas ações às vocações do território, gerando transformação social, local e regional. Santa Cruz ganha muito com isso”, declarou Diogo Moraes, logo após o anúncio realizado pelo Governo Federal.
O parlamentar esteve no Palácio do Planalto junto com o deputado Felipe Carreras, o prefeito Fábio Aragão e o vice-prefeito Helinho. As tratativas para esse novo instituto começaram em julho, quando Diogo se reuniu com Felipe e o reitor do IFPE, José Carlos. Em dezembro, Fábio e Helinho estiveram com o ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhado do deputado federal Felipe. Em janeiro deste ano, mais uma conversa foi realizada com Camilo Santana, desta vez com Diogo Moraes, onde ele falou das potencialidades do Polo de Confecções e da importância da unidade para a região.
Além de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco será contemplada com mais cinco unidades, sendo elas em Araripina, Águas Belas, Bezerros, Goiana e Recife. Em todo país, serão criadas 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.