Está circulando uma imagem falsa na internet que mostra um possível plano de retomada dos comércios e serviços essenciais em Pernambuco a partir do dia 1º de junho. Procurado pela reportagem do Jornal do Commércio, o Palácio do Campo das Princesas confirmou que a imagem é falsa.
O governo de Pernambuco anunciou na última quinta-feira (28) que o Estado vai terá um plano gradual para a reabertura gradativa da economia, mas os detalhes só devem ser divulgados no fim de semana.
De acordo com o governo, um estudo foi conduzido pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano ao longo dos últimos dois meses, para que possa ser estabelecido um parâmetro para um plano de convivência.
O estudo prevê um prazo de 11 semanas para que os setores produtivos estejam em pleno funcionamento, e a reabertura deve respeitar orientações sanitárias
Não foi detalhado pelo Estado quais atividades serão retomadas inicialmente e nem as regras que os estabelecimentos deverão cumprir. As respostas serão dadas no fim de semana, com base nos dados da área de vigilância da saúde no período de lockdown.