O pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, afirmou neste domingo, depois de participar da missa de Páscoa no Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba (SP), que a posição contra o aborto estará presente no programa de governo de sua candidatura.
— A campanha deve ter no seu programa posição clara sobre essa questão — disse Campos, ao ser questionado por jornalistas como trataria o tema na eleição deste ano.
Na campanha de 2010, a então candidata Dilma Rousseff foi atacada por grupos católicos e evangélicos por supostamente ser favorável a legalização do aborto. A petista afirmou, na época, ser contra uma mudança na lei.
O pré-candidato não vê necessidade de nenhuma mudança na lei hoje em vigor que trata do tema.
— Acho que a legislação brasileira já é adequada. E como cidadão, a minha posição acho que é a posição de todos. Não conheço ninguém que seja a favor do aborto — disse o socialista, que deu entrevista ao lado do arcebispo de Aparecida e presidente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno.
Para Campos, o seu histórico familiar mostra a sua posição sobre o tema. A sua mulher, Renata, e os cinco filhos do casal também participaram da missa. O caçula, Miguel, de dois meses, ficou no altar junto com o casal. Os demais acompanharam a cerimônia na primeira fileira junto aos demais fiéis.
— Acho que a legislação brasileira já prevê as circunstâncias e os casos (em que o aborto pode ser feito). Eu não vejo motivo para que se altere. E como cristão, como cidadão, como pai de cinco filhos, a minha vida já responde a sua pergunta — respondeu, ao ser indagado como se posicionava.
Foi a primeira vez que Campos participou da Missa de Páscoa no Santuário de Aparecida, que reuniu entre 20 mil e 25 mil pessoas. O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, também esteve na cerimônia e se sentou no altar próximo ao ex-governador de Pernambuco.
— Se estivesse em Recife, iria à missa onde vou com freqüência junto com Renata. E ela tinha um grande desejo de vir aqui para conhecer Aparecida. Combinamos que viríamos com todos os filhos — disse Campos, que desde a semana passada mora em São Paulo como parte da estratégia para se aproximar do eleitor do estado.
Na saída da missa, o pré-candidato foi abordado por eleitores e posou para fotos. Depois, toda a família foi tomar café da manhã na casa de Dom Raymundo.