A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa marcou para a próxima quarta (5), às 16h30, uma audiência pública para tratar da retomada das aulas presenciais nas escolas e universidades públicas e privadas de Pernambuco. A discussão foi proposta pelo deputado Professor Paulo Dutra (PSB) em encontro promovido nesta quarta (29).
Ao tratar da volta às aulas, Dutra lembrou que a suspensão das atividades presenciais no contexto da pandemia de Covid-19, conforme decreto do Poder Executivo, vale até o dia 31 de julho, portanto, um novo protocolo deve ser publicado nos próximos dias. O parlamentar defendeu que, por enquanto, apenas alunos dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I e do 9º ano do Ensino Fundamental II retornem, e os demais sejam incluídos num sistema de ciclos, sendo avaliados apenas em 2021.
A audiência pública com a Secretaria de Educação do Estado foi demandada por professores, estudantes e representações sindicais. Integrantes do Conselho Estadual de Educação também serão convidados. “Fico muito preocupado com a volta às aulas em escolas com 600 ou até mil estudantes. Estamos falando de cerca de 2 milhões de pessoas em Pernambuco. Propus a audiência pública para buscarmos um consenso”, frisou Dutra.
A deputada Teresa Leitão (PT) observou que o colegiado discutiu em junho, com o secretário Frederico Amancio, o plano para retomada das atividades da educação pública. A petista lamentou, porém, que a pasta da Educação não tenha garantido aos professores um espaço específico de participação na consulta feita sobre o tema. “Eles foram ouvidos pela Secretaria de Administração, em uma plataforma para o conjunto dos servidores. Mas a escola não é uma repartição qualquer”, avaliou.
A proposta de debate também foi apoiada pelos deputados William Brigido (REP), João Paulo (PCdoB), Clarissa Tércio (PSC) e Jô Cavalcanti, titular do mandato Juntas.