Em disputa acirrada com o adversário Paulo Câmara (PSB), o senador Armando Monteiro Neto (PTB) visitou o terreiro Santa Bárbara Nação Xambá, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e ouviu demandas de representantes de religiões de matriz africana. O candidato foi acompanhado do vice, Paulo Rubem (PDT), e do candidato ao Senado, João Paulo (PT). A chapa foi recebida pelo babalorixá Ivo de Xambá.
Dentre as propostas apresentadas a Armando, o babalorixá pediu que se adaptasse à rede estadual de ensino a Lei federal que inclui na matriz curricular o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira. “Queremos a estadualização da legislação”, disse Ivo de Xambá.
Outro pedido foi para que fosse instituído um capelão de religião de matriz africana na Polícia Militar (PM). A ideia é auxiliar no combate à violência e ao preconceito.
Armando, Paulo Rubem e João Paulo conheceram também a estrutura do terreiro e as atividades desenvolvidas no local. Segundo o babalorixá, o petebista foi o único candidato majoritário a visitar o terreiro. “Essa postura denota uma atenção com os interesses da população afro-brasileira”, afirmou.