A presidente Dilma precisa muito dos votos dos nordestinos, depois da perda de votos grande que teve em São Paulo. Na campanha da petista na região, embora não seja dito, existe agora o temor de que os adversários não coloquem ônibus, para os eleitores, como forma de estimular a abstenção, que é ruim para a presidente. Sem mover uma palha, a maioria dos prefeitos, aliados dos socialistas, pode acabar influenciando a votação.
Nesta terça-feira, em Pernambuco, a presidente e o vice-presidente do PT/PE, Teresa Leitão e Bruno Ribeiro respectivamente, entregaram um ofício ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), desembargador Fausto Campos.
Eles foram acompanhados da assessoria jurídica do partido.
Os dirigentes solicitam apoio do TRE para que seja garantido o transporte, de modo que os eleitores do interior possam votar no segundo turno das eleições, no próximo dia 26.
“O transporte do campo para a cidade é uma prerrogativa garantida aos eleitores do interior que normalmente residem em áreas mais distantes e de difícil acesso. A responsabilidade desse serviço é das prefeituras dos municípios. A medida está prevista na Lei nº 6091, de agosto/1974 e dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte em dias de eleição a eleitores residentes nas zonas rurais”, diz o comando do PT, no Estado de Pernambuco.
“Precisamos possibilitar que todos os eleitores tenham garantido seu direito ao voto. Por isso estamos pedindo apoio ao TRE”, reforçou Teresa Leitão.