O Governo de Pernambuco, por meioda Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), já garantiu acompra de novas 300 mil máscaras de tecido diretamente de confecções pernambucanas. Até agora, 15 empresas se credenciaram para produzir e vender os itens por meio de chamamento público ainda aberto aos interessados.
Nesta quinta-feira (21/5), está prevista a chegada da primeira remessa com 20 mil máscaras. As fábricas têm até 5 de junho para entregar todos os pedidos. A meta da AD Diper, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é comprar até 1 milhão de peças. O item de proteção individual será utilizado pelas categorias de servidores que estão atuando diretamente nas ações de combate e mitigação dos efeitos da pandemia da COVID-19, bem como a segmentos da população.
Na primeira rodada de fornecimento, a produção foi adquirida de cinco empresas de Caruaru, localizado no Agreste Central; quatro de Santa Cruz do Capibaribe, uma de Limoeiro; outra de Toritama e uma de Surubim, municípios integrantes do Agreste Setentrional. Representando a Região Metropolitana, a lista conta com três confecções do Recife.
Segundo as regras do edital, disponível para os interessados no site da AD Diper (www.addiper.pe.gov.br), serão adquiridos lotes com 20 mil máscaras cada, por empresa, podendo chegar a 50 (cinquenta) lotes com a mesma quantidade. Dessa forma, um número bem maior de empresas poderá se habilitar a fornecer o insumo.
Os interessados em participar deverão encaminhar o Formulário de Credenciamento disponibilizado no site da AD Diper, preenchido eletronicamente e acompanhado dos documentos de habilitação indicados, para correio eletrônico mascaraparatodos@addiper.pe.gov.br.