A Prefeitura de Sertânia voltará a realizar a Feira Livre aos sábados, já a partir desta semana. A decisão foi tomada em virtude do Decreto do Governo de Pernambuco, publicado nesta segunda-feira (15), que entrará em vigor a partir da próxima quinta-feira (18) com uma quarentena mais rígida. Até o dia 28 de março apenas os serviços essenciais estarão autorizados a funcionar em todo o estado. Nas últimas duas semanas a feira foi realizada na sexta, no dia 05 de março devido ao feriado da Data Magna ser no sábado 06, e no dia 12 para cumprir com mais rigor as restrições do Governo de Pernambuco.
Com a quarentena, fica proibido o funcionamento de atividades como bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; escritórios comerciais e de prestação de serviços; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares, entre outros. Durante esse período, poderão funcionar serviços essenciais como supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; hospitais veterinários; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção, etc. O decreto publicado pelo governador Paulo Câmara visa conter a disseminação do coronavírus e a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI, que atualmente está acima dos 95% em Pernambuco.
A feira é uma atividade considerada como serviço essencial e continuará funcionando apenas com a comercialização de produtos alimentícios. Mas, a Prefeitura de Sertânia orienta os feirantes e clientes a adotarem alguns cuidados para evitar a contaminação e transmissão do novo coronavírus (Covid-19). Usar máscara, lavar as mãos com sabão ou passar álcool em gel, são medidas preventivas que devem ser redobradas e que ajudam a prevenir-se contra a doença.
Imagem google maps