Desde a noite do último sábado (18), fortes chuvas assolam as cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco. Em Caruaru, a intensidade da chuva deixa famílias desalojadas, principalmente em áreas ribeirinhas. Casas foram invadidas pela água que tomou conta das ruas provocando alagamentos e desligamento da rede elétrica do local.
Segundo a prefeitura de Caruaru, os locais que mais sofreram com o impacto da chuva foram Severino Afonso e no loteamento Três Bandeiras, no bairro Boa Vista. A prefeitura informou que está atuando junto com a Defesa Civil para identificar mais pessoas desalojadas. Mas até o momento, não foram identificados desabrigados. As equipes continuam atendendo a população através do número 199 da Defesa Civil para casos de emergência.
A cidade recebeu a visita da governadora Raquel Lyra, que está indo a pé aos locais mais atingidos pelas enxurradas, através das redes sociais a governadora expressou “Agora, é hora de estar perto da nossa gente, levando cuidado, abrigo e mantimentos para as pessoas que foram afetadas. Estamos atuando emergencialmente para reconstruir e limpar o que as enxurradas levaram. Se sua casa foi afetada, procure a Defesa Civil de Pernambuco e as autoridades locais. Estamos em alerta e de prontidão para atuar”.
As visitas da governadora foram em Caruaru e em Santa Cruz do Capibaribe onde tiveram registros com o volume acima de 100mm, o que representa o esperado para o mês inteiro de março seria 71mm em ambas cidades.
Em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, o governo emitiu uma nota sobre sua atuação. “O Governo do Estado está atuando no Agreste, junto aos órgãos municipais, para atender aos desabrigados atingidos pelas chuvas. Equipes da Defesa Civil, Bombeiros e Secretaria de Saúde em ação”. Nas suas redes sociais Raquel acrescentou o detalhe das obras de prevenção. “Estamos investindo R$ 18 milhões e reestruturando nossas forças, principalmente na Defesa Civil, para atuarem também de forma preventiva em todo o Estado”.
“A defesa civil municipal de Caruaru, em contato com a Defesa Civil estadual, já enviou caminhões até Codecipe, levando colchões e kits de material de limpeza para as pessoas que foram afetadas pelo desastre”, divulgou nas redes o Mário Revorêdo, coordenador da Defesa Civil de Pernambuco.
A Defesa Civil de Caruaru divulgou. “Segue monitorando os locais que foram alagados pelas chuvas na cidade de Caruaru, no sábado (18). A DC informa também que está tudo entrando na normalidade e segue em contato constante com a Defesa Civil Estadual, a fim de acompanhar os boletins meteorológicos”.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), divulgou que a chuva em Caruaru teve a intensidade de 92,11mm desde o último sábado (18). Além de Caruaru, outras cidades tiveram registros ainda maiores como Itapetim, no Sertão com 138,20mm, Jatobá (125,60mm) e Santa Cruz do Capibaribe (117,57mm). Outras cidades com número inferiores ao de Caruaru foram Pesqueira (86,47mm), Triunfo (62,10mm) e Santa Cruz da Baixa Verde (60,31mm).