Mais uma onda de artifícios formam um golpe a caixas eletrônivos e a Polícia Federal em Pernambuco alerta todos os clientes e correntista de bancos públicos e privados que utilizam esses terminais, principalmente nos fins de semana e fora do horário de expediente. Frentes falsas do terminal para capturar códigos de cartão e senhas de acesso, entrada falsa do cartão da conta, entre outras formas de retenção do dinheiro já vêm sendo usadas. Portanto, se aparecer alguma mensagem de erro durante uma consulta a extrato, por exemplo, ou realizar um saque e o dinheiro não sair, desconfie e procure o Serviço de Atendimento ao Cliente do seu banco.
Entre os principais golpes, está a aplicação de frentes falsas. Segundo a Polícia Federal, os estelionatários geralmente usam as chamadas “máscaras”, na qual toda a parte frontal do terminal eletrônico é sobreposto ao original para simular a frente de um caixa verdadeiro. Um notebook é instalado por trás do equipamento com um mecanismo interligado tanto no local de introdução do cartão magnético quanto no dispositivo do teclado aliado a um programa que simula todas as principais operações bancárias, porém nunca consegue finalizar a transação, aparecendo sempre uma mensagem de erro.
A intenção dos bandidos é copiar e enviar via internet (este dispositivo possui um chip com modem que envia através da web todas as informações para o bandido) a trilha do cartão como também a digitação da senha nas teclas alfa numérica. Após algum tempo os criminosos voltam ao banco retiram a parte da frente que foi colocado previamente e depois confeccionam vários cartões com as trilhas capturadas e de posse das senhas realizam saques em dinheiro causando grandes prejuízos para correntistas e instituições bancárias.
Mais dicas:
Se o golpe acontecer durante o expediente bancário, o cliente deve procurar ajuda dos funcionários da agência, que geralmente estão uniformizados e com crachá e se for fora do expediente, devem ligar para os telefones de atendimento.
É sempre com ter anotado o telefone do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente do seu banco para ligar caso se depare com um tipo de ocorrência suspeita ou estanha. A FEBRABAN disponibiliza em seu site uma seção que oferece aos usuários o número de todos os bancos através do site http://www.febraban.org.br/atendimento_bco.asp
Antes de iniciar a transação, verifique na tela se o equipamento está ativo ou inoperante. Caso esteja inoperante, não insira seu cartão;
Se o caixa eletrônico ou equipamento do banco no comércio estiver inoperante, não aceite oferta de estranhos de passar seu cartão em terminal avulso, mesmo que se apresentem como funcionários do banco. Fraudadores têm utilizado esse golpe para clonar (copiar os dados) cartões e obter senhas;
Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento dos dedos no teclado. As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança;
Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.);
Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos;
Caso não consiga concluir uma operação, aperte a tecla ANULA ou CANCELA;
Cuidado ao utilizar telefones de terceiros desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. Além disso, você poderá não estar falando com representante do banco;
Desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila do caixa automático, especialmente propostas de utilização de sua conta para transferência de valores.