Entre as ações, o governador citou a renovação, por meio de locação, de 1,3 mil veículos das Polícias Militar (722), Civil (473), Científica (23), Corpo de Bombeiros (61) e Secretaria de Defesa Social (32), além da aquisição de dois helicópteros. “Agora estão faltando as motos, o 1º lote já deve chegar, são 700 motocicletas que darão a agilidade necessária no trabalho da polícia”, destacou. Seis lanchas estão previstas.
“Os 1,5 mil homens da PMPE já estão nas ruas desde setembro. Outros 1,3 mil estão na academia, e, em abril, vão às ruas. Estamos encerrando também, em janeiro, o curso de delegados e escrivães da Polícia Civil e Científica (1.283). Toda delegacia no Estado de Pernambuco terá um delegado, dois agentes e um escrivão pelo menos”, destacou. “A capacidade de investigação vai ampliar demais a partir de fevereiro. Nós temos certeza, diante de todo esse planejamento, que teremos uma queda muito grande de homicídios em 2018″.
Dos veículos entregues nesta quarta, há 43 são do modelo Spacefox (tipo station wagon), 29 caminhonetes L-200 4×4 e cinco viaturas do tipo Spin. As viaturas serão distribuídas para os batalhões de Olinda (1º BPM), Jaboatão dos Guararapes (6º e 25º), Recife (11º, 16º e 19º), Paulista (17º), Cabo de Santo Agostinho (18º) e São Lourenço da Mata (25º). Também serão contempladas unidades especializadas, como Batalhões de Choque, Radiopatrulha e Cavalaria. Já no Agreste, os novos veículos equiparão o 4º BPM, em Caruaru, e o Batalhão de Belo Jardim (15º). A Zona da Mata terá novas viaturas em Palmares (10º), Vitória de Santo Antão (21º) e Goiana (3ª CIPM).
“Seria incoerente não reconhecer que a frota está bem melhor, mas ainda temos muitas reclamações do interior de veículos sucateados ou inadequados para a atividade. E o governador continua no mesmo erro de não valorizar os homens que dirigem esses carros”, diz o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS), Albérisson Carlos.
“Nós estamos com praticamente toda a frota da PM renovada. Coletes novos, munição, armamento e viaturas, isso é uma maneira de motivar nossa tropa. O policial se sente valorizado com equipamentos novos e modernos”, diz o comandante da PM, coronel Vanildo Maranhão, em vídeo sobre as novas viaturas. Os veículos adquiridos até agora são 357 caminhonetes, 494 station wagons, 409 veículos hatch, 50 motocicletas e uma van.