O Governo do Estado avançou significativamente no processo de reabertura do Cinema São Luiz. Foi oficializada no Diário Oficial a homologação do processo licitatório para selecionar a empresa responsável pela restauração e conservação deste importante ícone cultural de Pernambuco. O anúncio, divulgado na última quarta-feira (24), revela que a empresa vencedora do pregão é a Sarasá Conservação e Restauração S/S Ltda.
Com a conclusão das obras, previstas para o segundo semestre deste ano, o cinema será novamente aberto ao público. Os trabalhos incluem a consolidação e restauração do forro da plateia, adornado com elementos artísticos, que estava em estado de deterioração avançado, correndo risco de desabamento. O investimento total para essa empreitada é de R$ 950 mil, e o prazo estabelecido para conclusão é de seis meses após a assinatura da ordem de serviço.
“A restauração do São Luiz é compromisso assumido pelo Governo do Estado para devolvê-lo aos pernambucanos com a estrutura adequada para receber espectadores e obras audiovisuais de todo País. Esse Patrimônio Cultural Material de Pernambuco seguirá fortalecendo nossa cultura”, destaca a governadora Raquel Lyra.
“A próxima etapa do processo é a assinatura de contrato e a emissão da ordem de serviço que permitirão o início das obras previstas para serem iniciadas até o fim de fevereiro, tendo em vista que a empresa vencedora do certame é de outro Estado”, explica a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba.
Das três empresas licitantes, apenas uma apresentou o acervo técnico exigido no termo de referência do processo de licitação. Após os prazos de recursais, a proposta da empresa vencedora foi considerada apta pela Superintendência de Planejamento e Gestão da Fundarpe e encaminhada à Secretaria de Administração, pasta responsável pelas licitações.