Guardas Civis Municipais de Sertânia recebem primeira dose da vacina contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sertânia começou na última terça-feira (22/06). O efetivo é de 19 pessoas e 10 já receberam a primeira dose. A imunização ocorreu no Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Os critérios utilizados para vacinar os integrantes da GCM de Sertânia segue o que preconiza o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado com relação aos grupos prioritários, onde estão incluídos integrantes das forças de segurança pública e salvamento.

Cosmo Romário, um dos GCMs vacinados, comemorou a vacinação. “Assim como outras categorias estamos na linha de frente da pandemia, pois trabalhamos diariamente nas ruas e temos contato com várias pessoas, o que nos expõe aos mais diversos riscos. Por isso, hoje é um dia de muita alegria para a nossa equipe. A vacinação vai nos dar segurança e garantir que tenhamos imunidade contra essa doença”, disse.

O secretário de segurança e mobilidade urbana, Vladimir Cavalcanti também falou sobre a importância da vacinação dos guardas municipais. “Os homens e mulheres da Guarda de Sertânia estão desde o início da pandemia garantindo o cumprimento das medidas de combate ao novo coronavírus, como os decretos municipais e estaduais. Então ver esses profissionais vacinados me deixa muito emocionado, pois agora eles estão mais protegidos para proteger todos nós. A guarda municipal é um orgulho para nossa cidade”, destacou.

AGENDAMENTO

Pessoas a partir de 40 anos começam a ser vacinadas contra a Covid-19 em Sertânia, neste sábado (26/06). O agendamento pode ser feito no site https://sertaniavacina.imunizape.com.br/ ou no aplicativo “SertâniaVacina” (tudo junto), que está disponível para Android.  A aplicação será realizada no Ginásio Epaminondas Morais.  Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão do SUS e Identidade.

Também está liberado agendamento para pessoas com comorbidades a partir de 18 anos. Para esse público a vacinação acontecerá segunda-feira (28/06) na Escola Etelvino Lins de Albuquerque. As pessoas com comorbidades precisam preencher um formulário para comprovação de comorbidade. A declaração modelo está disponibilizada no site da Prefeitura de Sertânia, na ABA DOWNLOAD. Se preferir, o cidadão pode pegar uma cópia na UBSF mais próxima da sua casa.

Após preencher esse formulário, o paciente deve levá-lo até um médico junto com algum documento que comprove a comorbidade indicada, como um laudo, assim o profissional poderá assiná-lo e carimbá-lo. Essa declaração deve ser anexada no ato do agendamento e levada no dia da vacinação, junto com a Identidade e CPF. Ou seja, antes de fazer o agendamento é necessário já ter providenciado a declaração.