Diante do crescente número de casos da covid-19 no Estado, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, está com ala exclusiva para o atendimento de pacientes suspeitos e confirmados da doença.
São 32 leitos, sendo 18 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 de enfermaria, que também conta com sala de estabilização para casos de intercorrência.
A Central de Regulação de Pernambuco tem feito o encaminhamento dos pacientes para o serviço.
Para a área de covid-19, a direção montou uma equipe exclusiva para a assistência apenas desses pacientes, evitando a circulação por outras áreas.
O grupo é formado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e serviços gerais.
As equipes receberam treinamento e, a cada plantão, recebem kits com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) para poder atuar com segurança, seguindo todos os protocolos das autoridades sanitárias.
Além dos leitos, há salas de repouso, farmácia, expurgo, refeitório, central de equipamentos e salas de paramentação e desparamentação adequada.
Além dos 32 leitos do HRA, Caruaru também conta com 55 leitos em funcionamento no Hospital Mestre Vitalino (HMV), sendo 30 de UTI. Ainda está sendo construído um Hospital de Campanha na área do HMV. No local, o Governo do Estado vai ofertar 76 leitos de internação clínica, 26 leitos de tratamento semi-intensivo e 2 leitos de estabilização, totalizando 104 novas vagas para vítimas da pandemia.