O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) divulga a partir das 13h, desta sexta-feira (2), os editais do processo de ingresso 2021.2. Devido a pandemia, o vestibular tradicional não ocorrerá, ou seja, todas as etapas do processo de classificação serão feitos pela internet.
As inscrições, que são gratuitas, começam na segunda-feira (5) e podem ser feitas até o dia 18 de julho pelo site cvest.ifpe.edu.br. De acordo com o Instituto, do total de vagas oferecidas, 377 são para cursos superiores; 2.129 para cursos técnicos na modalidade Subsequente – para quem já possui Ensino Médio; 352 para cursos técnicos na modalidade Integrado ao Ensino Médio e outras 35 vagas na modalidade Proeja. O IFPE informou que serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes da rede pública de ensino e que haverá, ainda, cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes do campo.
No momento da inscrição, os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre a opção da nota geral do Enem ou a do desempenho escolar, esta última, com base no histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota geral do Enem, serão aceitas as notas das edições de 2016 a 2020. Quem optar pelo histórico escolar deverá usar as notas referentes ao 1º e 2º ano.
Já os interessados que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente, deverão apresentar histórico escolar ou certificação equivalente. No caso do Integrado, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Na modalidade Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio.
Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas e anexar os documentos comprobatórios das notas, que não poderão exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.
Quem optar pela nota do ENEM deverá anexar o Resultado do Enem (Boletim), de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do ENEM, número de inscrição, CPF, e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame. O candidato deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação).
Já quem escolher histórico escolar deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do documento. É necessário que constem nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. Caso não seja possível anexar o Histórico Escolar, o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do primeiro e segundo ano, com assinatura e carimbo do responsável pela escola. Os candidatos que optarem pelo histórico escolar deverão estar atentos às exigências do edital que estabelece regras em relação às diferenças curriculares.