Índio apontado como o maior traficante do Sertão pernambucano é preso

Foram encontrados com ele uma escopeta calibre 12, com marca e números raspados, vários cartuchos e 400 g de maconha, além de uma pedra de haxixe / Foto: Divulgação

Um índio de 48 anos, considerado o maior traficante do Sertão de Pernambuco e também da Bahia, foi preso na reserva indígena Truká, na cidade de Cabrobó, nesta segunda-feira (11). O homem, conhecido como ‘Calango’, foi capturado em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar. Ele também é suspeito de homicídios.

Foram encontrados com ele uma escopeta calibre 12, com marca e números raspados, vários cartuchos e 400 g de maconha, além de uma pedra de haxixe.

De acordo com a PM, o índio é foragido da Justiça há 13 anos. No início da década passada, ele teria integrado a quadrilha liderada por João Bosco Rodrigues da Silva, ‘Nego João’, um dos primeiros Truká que teria se transformado em assaltante de banco. Essa quadrilha era rival de outra organização criminosa formada por índios da mesma tribo, sob liderança de um homem chamado Carlos Jadiel. Considerado um dos maiores assaltantes de bancos do País, ele foi morto em confronto com a polícia goiana no início do ano.

‘Calango’ é réu confesso nos homicídios de dois seguranças de Carlos Jardiel, em meados da década passada. Segundo a polícia, ele também assume ter participado do consórcio que mandou assassinar Mozamir da Silva, também índio Truká, em 2008, por motivos políticos. A vítima concorria ao cargo de vereador.

O índio foi levado, junto com os materiais apreendidos, para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, também no Sertão, onde foi encaminhado ao presídio da cidade.

Deixe um comentário