Leito do Rio Moxotó recebe melhorias


A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, já limpou aproximadamente 1400 metros de extensão no leito do Rio Moxotó. Foram retirados entulhos e também vegetação do local, como lama e galhos. Além disso, também está sendo feito o desassoreamento do rio, medida que visa prevenir enchentes, evitando alagamentos em ruas próximas. A ação foi iniciada em fevereiro deste ano e está sendo realizada em todo o perímetro urbano, para melhorar a fluidez das águas, combater arboviroses e prevenir alagamentos em pontos da cidade durante períodos de chuvas mais intensas.  

“É uma responsabilidade ambiental do município com a população de Sertânia, é um compromisso. Quem viu diretamente as enchentes de 2020 presenciou o sufoco que as famílias passaram, e nós queremos dar um sossego maior a essas pessoas, fazendo a limpeza e tirando qualquer tipo de material que seja poluente, tanto ao rio, quanto ao meio ambiente e à população”, disse o secretário de Serviços Públicos, Renato Remígio. 

De acordo com ele, essa despoluição do rio é um tratamento que contribui diretamente com a preservação do meio ambiente. 

Também já está sendo feita a escavação para aprofundar a carga do rio, aproximadamente três metros de profundidade por quinze metros de largura em toda sua extensão. Essa medida visa evitar que as águas escorram para localidades próximas ao rio, a exemplo das Ruas Santa Rita e Manoel Borba e na comunidade Corredor de João Pires. Sobre o saneamento do local o secretário trouxe uma novidade. “Existem alguns esgotos que são jogados no leito do rio. Já visitamos com o prefeito Ângelo Ferreira essa semana, para pensar uma forma de resolver esse problema. Estamos tomando todas as medidas para minimizar os impactos ao meio ambiente e ao rio”, pontuou o secretário.