Luciana Santos se prepara para assumir presidência do PCdoB

 Deputada federal pernambucana foi indicada pelo Comitê Central do partido, instância máxima na legenda (Inês Campelo/DP/D.A Press)A deputada federal de Pernambuco Luciana Santos vai assumir a presidência nacional do PCdoB. A comunista foi indicada pelo Comitê Central do partido (instância máxima na legenda) no final do mês de outubro. Seu nome será referendado no Congresso Nacional do PCdoB, que será realizado entre os dias 14 a 16 de novembro, na cidade de São Paulo. Luciana é a atual vice-presidente do partido e deve assumir o posto somente em 2015. Até lá, ela segue como sucessora do atual presidente Renato Rabelo, assumindo aos poucos as responsabilidades administrativas e políticas. O partido não tem eleição interna e segue a orientação marxista-leninista de não permitir correntes, por isso, um nome é escolhido por consenso.

“Eu me sinto muito honrada com esta indicação com o sentimento de ter a responsabilidade dobrada. O PCdoB é o partido mais antigo do Brasil e tem uma história de luta com a população brasileira”, disse a parlamentar, por telefone, ao Diario. Luciana, no entanto, preferiu não falar sobre as futuras obrigações e disse que, até assumir o cargo, quem deve coordenar as ações da legenda comunista é Renato Rabelo. Seu nome, inclusive, foi indicado por ele após uma série de conversas com lideranças estaduais e nacionais do partido. O Comitê Central, em votação secreta, só fez referendar a indicação. O Congresso que será realizado em São Paulo também vai renovar o comitê.

A deputada foi indicada ao cargo às vésperas da eleição presidencial e em meio às discussões sobre a manutenção da frente que ajudou a eleger a presidente Dilma Rousseff (PT). Luciana despistou quando perguntada sobre os desafios políticos no cenário que se desenha nacionalmente. Atualmente, a frente de esquerda que apoiou a eleição da presidente Dilma começa a mostrar sinais de desgaste com a saída do governador Eduardo Campos (PSB), possível candidato à Presidência em 2014. O PCdoB, que mantém o apoio ao PT nacionalmente, possui alianças com petistas e socialistas em vários estados, incluindo Pernambuco. “O que posso dizer é que temos alianças sólidas”, comentou.

Luciana Santos já foi prefeita de Olinda por duas vezes e ainda conseguiu eleger um sucessor, o atual prefeito Renildo Calheiros, também do PCdoB. No ano passado, ela assumiu a liderança do partido na Câmara Federal e é considerada um dos principais quadros políticos do partido. Atualmente, o PCdoB tem dois senadores e 14 deputados federais.

Deixe um comentário