O presidente Lula estará em Pernambuco, no próximo dia 4 de abril, para participar de mais uma agenda, desta vez, no Sertão. O chefe do Planalto vai até a Barragem de Ipojuca, em Arcoverde, para inaugurar de forma oficial a Unidade Elevatória da Adutora do Agreste, ramal que leva água da Transposição do Rio São Francisco até municípios do Agreste do estado.
A primeira etapa da adutora iniciou a operação em Caruaru no mês de dezembro do ano passado. Na ocasião, a governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou a ordem de serviço para mais um trecho da primeira etapa, indo de Bezerros a Gravatá. Já na semana passada, ela inaugurou mais um avanço da Adutora do Agreste, que passou a levar água do São Francisco para o município de Brejo da Madre de Deus.
Além de deputados, senadores, prefeitos e a própria governadora, a agenda com Lula também contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
No final de 2022, o então governador Paulo Câmara entregou mais um trecho da obra da Adutora do Agreste compreendido entre a Barragem do Ipojuca, em Arcoverde, até o distrito de Mimoso, em Pesqueira. Até aquele momento, tinham sido investidos R$ 143 milhões na conclusão das obras de implantação da Adutora de Água Bruta por gravidade de 800 metros de extensão.
ADUTORA DO AGRESTE – O Sistema Adutor do Agreste é uma obra hídrica de grande porte que tem como objetivo abastecer 68 cidades do Agreste pernambucano, região com menor balanço hídrico do país. A obra tem origem na Barragem de Ipojuca, em Arcoverde, ponto final do Ramal do Agreste (que transporta água da Transposição do Rio São Francisco) e daí se conectam tubulações com mais de mil quilômetros de extensão para levar água para os municípios beneficiados.