O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a governadora Raquel Lyra (PSDB) assinaram, nesta sexta-feira (19), um termo de compromisso para dar início à construção da Escola de Sargentos em Pernambuco. O documento também contou com as assinaturas do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e do comandante do Exército, o General Tomas Paiva.
A solenidade aconteceu nesta manhã no quartel-general do Comando Militar do Nordeste (CMNE), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, sendo vista como um gesto de apoio do chefe do Executivo aos militares. No mesmo dia, também foi formalizada a troca de passagem de comando do general Kleber Nunes de Vasconcellos para o general Maurílio Miranda Netto Ribeiro.
Em seu discurso sobre a Escola de Sargentos, Lula destacou que a base militar trará desenvolvimento ao Estado, com investimentos previstos de R$ 1,8 bilhão e a geração de mais de 11 mil empregos diretos.
“Brasileiros de todos os estados estarão aqui movimentando a economia e tornando a cultura ainda mais diversa”, afirmou o presidente. “Pernambuco mostrará cada vez mais o seu enorme potencial como ponto de conhecimento de educação e de inovação. “Mostrará que o tempo em que se acreditava que o Estado deveria ser um imenso canavial ficou para trás.”
Já Múcio pontuou que a obra não tem caráter eleitoral, mas estruturante, e queela prevê uma proposta de compensação ambiental. “A proposta proporcionará um incremento de importantes serviços no ecossistema, como a melhoria de processos hídricos e a criação de corredores ecológicos”, citou.