A Secretaria de Saúde de Sertânia, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, aderiu ao Maio Vermelho, uma campanha destinada à luta contra o câncer de boca. Além dos atendimentos nas UBSFs, onde os dentistas realizam diariamente avaliação de lesões bucais, foi feita também uma ação educativa.
Nas unidades, entre um paciente e outro foram ministradas palestras com orientação e informações, considerando que a prevenção é o meio mais eficaz para vencer a doença. A ideia foi estimular discussões voltadas ao diagnóstico precoce. As UBSFs de Sertânia contam com profissionais capacitados para avaliação e identificação das situações relacionadas ao câncer bucal.
“Trabalhamos durante todo o mês o Maio Vermelho, mas os atendimentos já ocorrem normalmente e, através deles, nossos dentistas conseguem identificar possíveis casos. Mas é importante que as pessoas fiquem atentas ao perceberem lesões na boca que não cicatrizam, como feridas e manchas esbranquiçadas ou vermelhas, sendo dolorosas ou não. A recomendação é procurar um profissional. Mas independente disso, também devemos manter a higiene oral e fazer uma visita regular ao dentista”, disse a coordenadora do setor de Saúde Bucal de Sertânia, Renata Lafayette.
Câncer de Boca
O câncer de boca está na lista dos 10 cânceres que mais atinge a população brasileira. No país, os homens são mais acometidos do que as mulheres e as pessoas que são fumantes, consomem álcool em excesso e ficam muito expostas ao sol têm mais chances de desenvolver a doença. As lesões podem se manifestar nos lábios, língua, bochechas, céu da boca e até nas gengivas. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura.