
O mundo acadêmico está de luto com o falecimento do professor sertaniense Antônio Carlos Rodrigues Monteiro, do Departamento de Matemática, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPE).
Em Sertânia, Antônio Carlos era carinhosamente conhecido por Carlinhos de Dona Cícera. Ele tinha 64 anos e faleceu na noite de terça-feira (08). O velório acontece nesta quarta-feira (09), até as 14h, na Capela do Real Hospital Português, no Recife.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco – Adufepe, lamentou a partida de Antônio Carlos através de sua página oficial.
“Com profundo pesar, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco informa o falecimento do professor Antônio Carlos Rodrigues Monteiro, do Departamento de Matemática, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPE), na noite de terça-feira (08). Sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por um compromisso inabalável com a pesquisa e com o desenvolvimento científico. O velório acontece nesta quarta-feira (09), até as 14h, na Capela do Real Hospital Português, no Recife.
Antônio Carlos exerceu o ofício com vivacidade e excelência, principalmente no tocante aos temas: teoria dos números, curvas elíticas e equações diofantinas, áreas nas quais fez contribuições notáveis. Concluiu o doutorado em Matemática pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, em 1990, com a tese “On elliptic curves with a point of order two”. À época, era bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Além ministrar aulas, participou de diversas bancas examinadoras e orientou estudantes, incentivando o pensamento crítico e a busca pelo conhecimento.
Amigo muito além do Depto. de Matemática, o professor Paulo Figueiredo manifestou sua consternação pelo falecimento. “Lamento profundamente a perda do dileto amigo Antônio Carlos. Ele era um matemático de vasta cultura e sempre preocupado com a aprendizagem de seus estudantes. Era exemplar o zelo que devotava à preparação de suas aulas, que ficarão na memória de professores e professoras que tiveram Antônio Carlos como professor e hoje lecionam em nossas escolas”, pontuou.
Filiado à Adufepe desde 1991, o professor nos deixou aos 64 anos. Neste momento de luto, expressamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos, colegas e alunos. Que sua dedicação à matemática e à educação permaneça como inspiração para todos nós. Seu legado continuará vivo na memória daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e aprender com ele.
O Coletivo Esperançar emitiu uma nota de pesar
NOTA DE PESAR
É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Professor Dr. Antônio Carlos Monteiro, professor do Departamento de Matemática da UFPE. Carlinhos (como era conhecido em Sertânia) é filho da professora Cícera Monteiro, foi aluno da Escola Olavo Bilac, considerado uma referência na sua área. Na década de 1980, concluiu seu doutorado pela University of Oxford (1990), pesquisando Teoria dos números, Equações diofantinas, Curvas elíticas, temas que acompanharam sua trajetória. Foi consultor do MEC/CAPES e FACEPE na área de Matemática, atuou junto a Secretária de Educação de Pernambuco em cursos de Formação de Professores. Foi uma referência na sua área. Lamentamos muito. Que Deus conforte o coração dos que ficam!