Já tem data marcada a primeira eleição suplementar para o poder Legislativo municipal na história de Pernambuco. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) determinou que o novo pleito para vereador e vereadora de Tacaimbó, no Agreste, será em 3 de setembro deste ano, das 8h às 17h. Essa eleição suplementar foi marcada por causa da cassação das chapas proporcionais do PSB e do PT. Segundo o tribunal, as duas legendas fraudaram a cota de gênero, que determina o número mínimo de mulheres na eleição. Os vereadores e vereadoras eleitos neste pleito suplementar cumprirão o restante da atual legislatura.
Em novembro do ano passado, cinco dos nove vereadores da cidade tiveram seus mandatos cassados. Isso resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos. Assim, foi preciso marcar novo pleito, colocando em disputa novamente as nove vagas na Câmara.
No PSB, perderam os mandatos Edvaldo José de Macedo e Fagno José de França. Do PT, foram Mardones dos Santos Quaresma, Givanildo João da Silva e Nadilson Nunes da Silva. A partir do próximo dia 10, será aberto o prazo para as convenções partidárias. A propaganda começa em 25 de julho. Proclamado o resultado, os eleitos e eleitas devem ser diplomados até o dia 2 de outubro.
Informações: Blog de Ricardo Antunes