Ocorreu nesta segunda feira (18), a 1ª formatura do PROERD em Arcoverde. A solenidade aconteceu no Ginásio da Escola Estadual Monsenhor José Kerhle, com a presença de mil alunos aproximadamente e cerca de 800 acompanhantes na solenidade que abrilhantavam as Escolas Estaduais Monsenhor José Kerhle e Noé Nunes Ferraz.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – é a versão brasileira do programa norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com 03 cursos: Proerd para 4ª e 6a séries do ensino fundamental e Curso Proerd para Pais.
O programa possui como material didático o “Livro do Estudante” “Livro dos Pais” e o “Manual do Instrutor” auxiliando os respectivos cursandos e os Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.
O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
Foi um evento grandioso, a altura de todos os profissionais que se empenharam para o brilhantismo do acontecimento e nada menos merecido as estrelas, que são os alunos Proerd.
Autoridades, políticos e personalidades compareceram ao ato, onde destacamos dentre elas João Evangelista, Gestor do GPAC e Coordenador de Apoio do Proerd, TC Ferreira Júnior, Comandante do 3ºBPM, Eduíno e Hélio Brito, vereadores de Arcoverde e Recife respectivamente.
Informações: Darcio Rabelo