A Polícia Federal (PF) em Pernambuco realizou a operação “Asteca”, na manhã desta quinta-feira (6), dando cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão, desarticulando uma organização criminosa especializada no contrabando e comercialização de cigarros de origem estrangeira no Agreste.
Segundo a PF, as investigações ocorrem desde o início de 2022, onde havia as informações que o grupo criminoso estabelecido no agreste pernambucano responde sozinho por grande parte do comércio de cigarros contrabandeados de países vizinhos. As investigações ficaram a cargo da Delegacia de Polícia Federal em Caruaru.
Os crimes investigados são de formação de organização criminosa, contrabando e lavagem de dinheiro. Somando as penas podem chegar a 23 anos de reclusão.
Ao todo, participam da deflagração da operação 50 Policiais Federais, que deram os cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Caruaru, em endereços residenciais e comerciais localizados nos municípios de Pesqueira, Caruaru, Lajedo; e na capital São Paulo e Paranaguá, no Paraná.