Na manhã desta quarta-feira, 04 de dezembro, no auditório da Escola Olavo Bilac, aconteceu a primeira formatura do projeto Patrulheiro Mirim no município de Sertânia-PE. Na ocasião, a cerimônia foi presidida pelo Sr. Ten Cel PM Abel Ferreira Júnior – Comandante do 3ºBPM, a qual foi prestigiada pela Sr.ª Marisa Valéria – Secretária de Educação de Sertânia, no ato, representando o prefeito do município, além das gestoras das escolas, Maria da Conceição Bezerra e Juliana Cristina Isidio, além de personalidades públicas, representantes do Conselho Tutelar, pais e professores.
Em parceria com a Prefeitura local, a Polícia Militar de Pernambuco desenvolveu o curso nas Escolas municipais Etelvino Lins e Constância Rodrigues, trata-se de mais uma edição do projeto Patrulheiro Mirim na área do 3ºBPM, beneficiando 70 crianças e pré-adolescentes, com idades de 09 a 13 anos. O projeto tem como objetivo integrar a Polícia Militar e a Sociedade, através do ambiente escolar, transmitindo para os alunos noções de cidadania e educação, contemplando com as instruções várias temáticas do cotidiano, como por exemplo: Estatuto da criança e do adolescente, Violência doméstica, Educação para o trânsito, Noções de primeiros socorros, Educação ambiental, Drogas lícitas e ilícitas.
A solenidade foi recheada de emoção, vários alunos foram às lágrimas ao se despedirem do curso, um detalhe foi marcado pela presença de vários pais relatando a mudança de comportamento dos filhos no convívio familiar, após a participação no projeto. “minha filha era muito agressiva e respondona, mas depois que a Polícia começou com esses ensinamentos a coisa mudou da água para o vinho”, comentou uma das mães. O Sr. Romero Siqueira, ex-dependente químico, fez questão de enfatizar a oportunidade que está sendo dada a sua filha, aluna do Patrulheiro Mirim, para não se envolver com as drogas, agradecendo muito às instituições envolvidas pela iniciativa de prevenção, vez que essas crianças e adolescentes não vão entrar no caminho do vício e podem influenciar outras a fazerem o mesmo.
ASCOM