Foi iniciada, nesta terça-feira (6), a imunização dos profissionais da segurança pública que atuam em Pernambuco. Neste primeiro momento, serão vacinados 1.692 servidores das forças vinculadas à SDS, sendo 1.221 policiais militares, 316 policiais civis e 155 bombeiros militares, e outros 808 trabalhadores de órgãos federais, a exemplo das polícias Federal e Rodoviária Federal, além das Forças Armadas. Ao todo, 2,5 mil doses da CoronaVac foram recebidas para imunizar profissionais da categoria que atuam no estado.
Nesta fase, serão vacinados com a primeira dose apenas os profissionais empregados diretamente nas operações de fiscalização das medidas sanitárias, com atendimento direto ao público, resgate e salvamento, plantões de delegacias e servidores da ponta da segurança pública.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou que o momento marca o início de uma etapa muito importante. “Vamos continuar buscando alternativas e cobrando que as vacinas cheguem com mais celeridade. Nossa solicitação foi atendida parcialmente e continuamos na luta pela imunização dos trabalhadores da educação. A partir de agora, todos os novos lotes que chegarem a Pernambuco terão uma parte destinada aos profissionais de segurança. Isso oferece uma tranquilidade maior para eles, que estão na linha de frente”, frisou.