Pernambuco recebeu 394 mil doses de vacinas contra a Covid-19, nesta quinta-feira (1°), divididas entre 362 mil doses são da Coronavac e 32 mil da AstraZeneca/Oxford. De acordo com o governo de Pernambuco, com o novo lote, será possível garantir a segunda dose aos idosos com mais de 65 anos em todo o estado. Com a chegada das novas doses do imunizante, a gestão do estado anunciou a vacinação dos profissionais de segurança pública, a partir da inclusão dessa categoria entre os grupos prioritários. O início da vacinação do grupo ainda não foi divulgado.
“Desde a segunda quinzena de março, o Ministério da Saúde tem encaminhado parte das remessas para a primeira dose e parte para a segunda. Os municípios precisam ficar atentos a cada pauta de distribuição, para que o insumo seja utilizado da forma correta, beneficiando os grupos que já estão sendo contemplados e guardando, quando necessário, as doses destinadas à segunda aplicação”, comunicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Ainda segundo o governo de Pernambuco, os municípios devem ficar atentos ao PNI-PE, que reúne informações sobre planilhas de distribuição de imunizantes, operacionalização das doses e resoluções da Comissão Intergestores Bipartite. Os documentos e informações estão disponíveis no portal da SES-PE.
Os detalhes operacionais serão discutidos e pactuados na segunda-feira em reuniões do Comitê Técnico e da Comissão Intergestora Bipartite.