O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco ficou em 3,5% no acumulado de 2013, fechando em queda no comparativo com 2012, quando encerrou o período com alta de 3,7% e abaixo da meta projetada pelo Condepe/Fidem, que era de, no mínimo, 4%. O estado, porém, ficou acima da média nacional, que foi de 2,3% e de estados fortes do Nordeste, como Ceará (3,44%) e Bahia (3,0%).
A redução do percentual de crescimento é justificada por um reflexo de um panorama nacional. A Indústria, por exemplo, teve um ano de extrema desaceleração. Um primeiro trimestre de queda no comparativo com o mesmo período de 2012, ensaiou uma recuperação no segundo trimestre e despencou no terceiro. A recuperação no quarto trimestre não conseguiu atingir os índices extremamente positivos de 2012, comparando com o resultadeo nacional.
“No terceiro trimestre de 2013, por sinal, a Indústria teve o pior cenário e chegou a marcar crescimento menor que o nacional. A única configuração em que ficou abaixo do Brasil”, declarou o Rodolfo Guimarães, diretor de Estudos, Pesquisas e Estatística da Agência Condepe/Fidem.
Todos os setores da composição da economia fecharam em alta no estado. O setor que mais apresentou elevação foi o de agropecuária, com crescimento de 4,9%. O setor de serviços obteve crescimento de 3,9%.
Blog do Magno