PMDB garante palanque a Eduardo no Rio Grande do Sul

O PMDB do Rio Grande do Sul anunciou ontem (15) a formalização do apoio do Partido Socialista Brasileiro ao candidato da legenda ao Governo do Estado, José Ivo Sartori. Com a coligação, o pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, garante um palanque para a sua campanha em solo gaúcho.

O acordo prevê que o deputado federal e um dos coordenadores da campanha de Eduardo, Beto Albuquerque (PSB-RS), passe a ser pré-candidato ao Senado, disputando a vaga de Pedro Simon (PMDB-RS), que abriu mão de se candidatar ao quinto mandato como senador.

“Com o objetivo de fortalecer a aliança no seu eixo principal – o apoio dos socialistas à pré-candidatura de José Ivo Sartori ao Palácio Piratini e dos pemedebistas a Eduardo Campos na disputa à Presidência da República – o PMDB optou por ceder a vaga [ao Senado]”, informou o partido, em nota.

De acordo com o porta-voz dos pemedebistas, o ex-deputado Ibsen Pinheiro, o candidato a vice-governador deve ser anunciado até a próxima semana. O nome preferido dos dois partidos é o do empresário José Paulo Dornelles Cairoli (PSD), ex-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado (Federasul).

Com o PMDB do Rio Grande do Sul descolado da aliança nacional com a presidente Dilma Rousseff (PT), a petista deverá ter apenas o palanque do governador Tarso Genro (PT), pré-candidato á reeleição, para fazer a campanha no estado, visto que o PP já anunciou que abrirá espaço para Aécio Neves (PSDB) e o PDT, que se aliou ao DEM, também tende a apoiar o tucano.

Deixe um comentário