A PolÃcia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta quinta-feira (17), a operação “Smurfing”, tratada pela corporação como “a maior e mais abrangente operação de repressão qualificada de sua história”. As investigações começaram em Ipojuca, no Grande Recife, em 2018, e identificaram uma organização criminosa voltada para a prática de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com braços financeiros e operacionais em quase todo o Brasil.
Nesta quinta, são cumpridos 75 mandados de prisão, 45 de busca e apreensão domiciliar e bloqueio de ativos financeiros em 16 estados brasileiros, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.
Estão sendo empregados 400 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Este número inclui agentes da PolÃcia Civil pernambucana e do Rio Grande do Norte, Amazonas, PiauÃ, Maranhão, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Alagoas, São Paulo, Acre, Minas Gerais e Bahia.
Equipes pernambucanas estão em três regiões do PaÃs; a operação tem alvos em todas as cinco regiões brasileiras. Maiores detalhes sobre a operação, assim como um balanço dos mandados cumpridos e materiais apreendidos, serão divulgados posteriormente pela PolÃcia Civil.
Veja a lista de cidades onde há alvos da operação:
- Pernambuco – Recife, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Limoeiro, Igarassu, Carpina, Abreu e Lima.
- Bahia – Juazeiro
- Mato Grosso – Campo Grande, Pontes e Lacerda, Comodoro, Cacéres, Várzea Grande, Juina e Cuiabá
- Mato Grosso do Sul – Corumbá
- Minas Gerais – Santa Luzia
- Acre – Rio Branco
- São Paulo – São Paulo
- Alagoas – Rio Largo, Maceió
- Rio Grande do Norte – Parnamirim, Natal
- Goiás – Trindade, Aparecida de Goiânia, Goiânia
- Maranhão – São Luiz, Estreito
- Roraima – Boa Vista
- Rondônia – Porto Velho
- Amazonas – Manaus
- Piauà – Teresina
- Paraná – Umuarama
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), através do projeto MOSAICO. A “Smurfing” é vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e presidida pelo delegado Ney Rodrigues, titular da Delegacia de PolÃcia da 42ª Circunscrição – Ipojuca. As investigações foram assessorada pela Diretoria de Inteligência da PolÃcia Civil (Dintel), pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/PCPE), Giso/Seres, além das polÃcias dos estados envolvidos.