Atualizada – A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a operação ‘On The Road’ nos municípios de Custódia e Sertânia, no Sertão do estado, para prender uma organização criminosa responsável por roubo, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de veículo. As investigações foram iniciadas em março deste ano.
De acordo com a Polícia, quatro mandados de prisão foram cumpridos além de cinco mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira – PE.
Ao todo, foram empregados 70 policiais Civis e Militares. A Operação está sendo coordenada pela DINTER 2 e supervisionada pela Chefia de Polícia.
Segundo o blog de Nill Junior, o grupo é suspeito da prática de diversos assaltos nas rodovias do Sertão do Pajeú e do Sertão do Moxotó, bem como no Cariri Paraibano, atuando sempre com o mesmo modus operandi
“Eles abordavam as vítimas nas rodovias, efetuando disparos de arma de fogo, levavam as vítimas até um cativeiro, onde as deixavam amarradas e, em seguida, levavam consigo o veículo e demais pertences das pessoas abordadas”, explicou o delegado Ubiratan Rocha falando a Rádio Pajeú na manhã desta quinta-feira.
Durante a investigação, os autores foram identificados, sendo representado pela decretação das prisões temporárias de três suspeitos, bem como pela busca e apreensão domiciliar na residência de todos os investigados, sendo o pedido deferido pelo MM. Juiz da Vara Criminal de Afogados da Ingazeira/PE, após parecer favorável do Ministério Público.
Durante o cumprimento, foi apreendido ao todo o seguinte material: uma pistola Taurus, cal. 765 com um carregador; uma pistola Glock, calibre 380; uma pistola Taurus, calibre 380; uma espingarda calibre 12; 30 munições cal 7.65; 18 munições cal. 38; 16 munições calibre 12; 66 munições cal. 380; 05 toucas ninja; 02 coldres; 04 coletes balísticos; um veículo Corolla, cor branca; duas CNHs falsas; vários aparelhos celulares e dois simulacros de arma de fogo.
Em função das apreensões acima, foram presos em flagrante delito três dos representados, pela prática do crime de posse ilegal de arma de fogo e uso de documento falso.
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL e contou com o apoio DATALAB do Projeo Excel do Ministério da Justiça e Segurança Pública (PROJETO EXCEL/DATALAB/DINT/MJSP), bem como do Ministério Público de Pernambuco – Promotoria de Afogados da Ingazeira/PE, sendo ainda supervisionada pela Chefia de Polícia.
Após os procedimentos de praxe, os presos serão recolhidos ao sistema prisional.
Foto: Polícia Civil/Divulgação