Povos Quilombolas e pessoas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Sertânia serão beneficiados com incentivo financeiro para o enfrentamento da Covid-19. A verba é destinada à Secretaria Municipal de Saúde que fará a gestão do orçamento. O aporte é viabilizado através da Portaria Nº 2.405, de setembro de 2020, do Governo Federal, em caráter excepcional e temporário, aos municípios e Distrito Federal. A medida visa fortalecer as equipes e serviços da Atenção Primária à Saúde no cuidado às populações específicas, no contexto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da Covid-19.
A secretária de Saúde do município de Sertânia, Mariana Araújo, já se reuniu com representantes dos quilombolas para elaboração do Plano de Ação. “Vamos acompanhar, monitorar e divulgar os casos de Covid-19 nestas localidades, distribuir gratuitamente materiais de desinfecção e proteção, fazer atendimento com equipe multiprofissional com oferta de EPI’s para realização de atendimentos, atividade de educação em saúde, realização dos testes rápidos em pessoas sintomáticas, entre outras coisas”, disse. De acordo com ela, foram adquiridos testes rápidos, máscara cirúrgica e de tecido, face shield, álcool 70% e em gel, luva procedimento, termômetro e oxímetro.
A reunião foi realizada no dia 27 de janeiro e também contou com o presidente da Comissão Municipal Quilombola de Sertânia, Professor Maurício de Siqueira, e os representantes das diretorias da Associação Quilombola Severo e Associação Quilombola Riacho dos Porcos, Amanda Siqueira e Zé Silva, respectivamente.
O município de Sertânia conta com dois Territórios Quilombolas, a Comunidade Riacho dos Porcos e a Comunidade Severo e Adjacências, que é constituída por um conjunto de sítios, de famílias que formam um quilombo (Cacimba das Bestas, Riacho dos Porcos, Oitis, Serrote Branco e Boi de Ouro). Elas são reconhecidas pelo Ministério da Justiça como povos tradicionais quilombolas e terras demarcadas, totalizando 661 pessoas.
Essas comunidades são público prioritário da assistência social. Entre as ações promovidas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, está a criação do Comitê Técnico de Ações Afirmativas para as Comunidades Quilombolas, em novembro de 2020, um ato inédito no Estado. A ação representou um passo importante para a construção de Políticas Públicas efetivas voltadas para essas comunidades.
“Temos feito um trabalho de inclusão social, de fortalecimento e reconhecimento da diversidade étnico-cultural dos povos quilombolas do nosso município. Nosso trabalho é o de promover projetos que proporcionem melhorias na qualidade de vida e na inclusão social da comunidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia, Paulo Henrique Ferreira. Além dos quilombolas, o outro público que reside em duas Instituições de Longa Permanência, na sede, são 39 pessoas entre idosos e cuidadores. Essas entidades receberam da Secretaria de Saúde, em agosto de 2020, dois oxímetros de poço.