O prefeito de Sertânia Ângelo Ferreira participou nesta segunda-feira (30) do programa Nova Manhã, da Rádio Cultura de Caruaru. O gestor foi convidado para falar sobre as novas medidas de prevenção contra a Covid-19 e detalhou o que está sendo feito pela Prefeitura para conter o avanço da doença no município.
“Tomamos decisões baseadas nas recomendações da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde. Proibimos festas em clubes, bares e similares e venda de bebidas alcoólicas para consumo “in loco”. Além disso, suspendemos parques de diversões e isolamos os brinquedos nas praças públicas. Também proibimos atividades esportivas nas quadras, ginásios, estádios e campos de futebol. Tudo com a proposta de evitar aglomeração de pessoas e consequentemente a propagação do novo coronavírus em Sertânia”, disse Ângelo.
O prefeito explicou que essas medidas tiveram início no dia 27 de novembro e valem por 20 dias. “Nesse período vamos observar a situação da pandemia no Brasil para avaliar se iremos manter essas restrições. Mas acreditamos que essas ações irão barrar qualquer crescimento da Covid-19 em Sertânia, por isso não existe no momento a possibilidade de lockdown completo”, destacou.
Questionado sobre a fiscalização para o cumprimento dessas medidas, Ângelo falou que o controle acontece através de vistorias feitas pela Vigilância em Saúde de Sertânia e pela Guarda Civil Municipal, com apoio, inclusive, da Polícia Militar. O gestor informou que o município está equipado para atender os casos do novo coronavírus e dentro desse assunto destacou a implantação do Centro da Covid-19 e a compra de respiradores e ambulâncias, além do reforço na equipe de profissionais.
“Antes mesmo da pandemia, no início do nosso governo, nós procuramos estruturar o serviço de saúde de Sertânia. Temos esse cuidado com a população, que neste momento, também nos cobrava medidas contra a Covid para evitarmos o avanço da doença e principalmente casos graves. Uma providência para que a situação não piore”, disse.