A Prefeitura de Garanhuns, através do prefeito Sivaldo Albino (PSB), divulgou nesta quinta-feira (10) as primeiras atrações do Festival de Inverno (FIG) de 2024, em meio a discordâncias entre a gestão município e o Governo Raquel Lyra (PSDB) sobre a realização do evento.
De acordo com o prefeito, estão confirmados para se apresentar no festival Ana Carolina, Pitty, Jota Quest, Biquíni Cavadão, Anavitória, José Augusto, Teto e Hungria.
Os nomes foram divulgados durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta no teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, em Garanhuns. Além disto, segundo a gestão municipal, o FIG será realizado entre os dias 11 e 28 de julho.
As datas, no entanto, diferem do período que foi divulgado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, ao fim da edição do FIG 2023. De acordo com a gestão estadual, o festival será realizado de 18 a 28 de julho de 2024.
O FIG tem sido palco de polêmicas desde o começo de julho, quando o prefeito Sivaldo Albino, que tentará a reeleição em 2024, e a Fundarpe, que organiza o evento, divulgaram datas completamente diferentes da programação de 2023 – 14 a 23 de julho e 21 a 30 de julho, respectivamente.
Nos bastidores, comenta-se que o deputado Izaias Regis (PSDB), adversário direto do prefeito e aliado de Lyra, o isolou da organização. Os dois devem protagonizar a disputa pela Prefeitura de Garanhuns em 2024.
A disputa se acentuou no dia 28 de julho, já no final da edição deste ano, quando o prefeito de Garanhuns afirmou pelas redes sociais que o evento do próximo ano ficaria sob responsabilidade do município.
De acordo com ele, a decisão teria sido tomada após consultar população e empresariado, e teria apoio do deputado federal Felipe Carreras (PSB), ligado ao setor de eventos. Em vídeo, Sivaldo disse que a programação desse ano “não agradou“. Em contrapartida, no dia 31 de julho, a Fundarpe anunciou as datas da edição de 2024 (18 a 28 de julho).
Albino, por sua vez, retrucou: “Só esqueceram de combinar e solicitar a nossa autorização! Vamos em frente”, disparou o gestor.
Governo procura assegurar organização do FIG 2024
O Governo de Pernambuco usou o Diário Oficial do Estado do dia 1º de agosto para mandar mais um recado ao prefeito de Garanhuns, reforçando que o Executivo estadual estará à frente da programação.
Em um texto que apresentou o encerramento do FIG 2023, o governo repetiu as datas previstas para o FIG 2024: de 18 a 28 de junho do ano que vem. A gestão fez questão de lembrar que o evento é de responsabilidade do Palácio do Campo das Princesas desde sua primeira edição, em um texto que não citou a prefeitura de Garanhuns.
“O anúncio da data foi feito com um ano de antecedência ainda na tarde do sábado pelo Governo de Pernambuco, que realizou todas as edições do festival por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)”, disparou o governo.
Em coletiva realizada no dia da abertura do FIG 2024, em 21 de julho, a Raquel Lyra admitiu que a edição do próximo ano pode ser aprimorada. “Esse FIG abre portas para um novo tempo. A partir do ano que vem, estaremos fazendo do nosso jeito. Pegamos muitas licitações e orçamentos do governo anterior. A gente vai trabalhar isso a partir do primeiro dia após o FIG, para que possamos aperfeiçoar sempre. E fazer cada vez mais uma festa linda.”
FIG 2024: Veja a seguir as atrações divulgadas pela Prefeitura de Garanhuns:
12 de julho de 2024
José Augusto
13 de julho de 2024
Biquíni Cavadão
Anavitória
19 de julho de 2024
Ana Carolina
20 de julho de 2024
Pitty
26 de julho de 2024
Teto
Hungria
27 de julho de 2024
Jota Quest