O município de Sertânia atendeu ao pedido da Secretaria Estadual de Saúde e cedeu o seu estoque da vacina Coronavac/Butantan. Foram entregues 510 doses ao Governo do Estado. O município receberá esse mesmo quantitativo da vacina Oxford/Astrazeneca.
“Nós cedemos ao governo de Pernambuco para que esse possa distribuir a todos os municípios que estão encontrando dificuldade para aplicação da segunda dose dessa vacina, já que está havendo um déficit de oferta desse imunizante em todo o país”, disse o prefeito Ângelo Ferreira.
A Secretária de Saúde de Sertânia, Mariana Araújo explicou que Sertânia possuía estoque porque seguiu rigorosamente as notas técnicas da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), inclusive, respeitando a ordem dos grupos prioritários.
“Quando a dose era para vacina D1, seguimos sempre a orientação de D1, e quando a dose era D2, também seguíamos a recomendação para D2, e assim conseguimos organizar a vacinação, com as doses D2 garantidas para a população do município. Sem nenhuma perda de dose”, destacou a secretária.
“Estamos vivenciando uma pandemia e não podemos pensar de forma individual, na verdade, a atual situação nos mostrou a importância de cuidarmos um do outro. Ceder essas doses aos municípios que não estão conseguindo completar o esquema vacinal da Coronavac foi um gesto de solidariedade e evidencia que só conseguiremos passar por esse momento se estivermos unidos e prontos para ajudar a todos”, finalizou o prefeito Ângelo Ferreira.