A Prefeitura de Sertânia realizou na última sexta-feira (03/06) o encerramento da primeira turma do curso de charcutaria, embutidos e beneficiamento de carne. A conclusão ocorreu no Cedoca e teve a presença do prefeito Ângelo Ferreira e do Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira. Foi um momento de apresentação e degustação dos produtos feitos pelos alunos.
A oficina foi ministrada pela Charcutaria Alencar, através de José Mauro de Alencar, que tem formação na área desde o ano 2000, com curso técnico de charcutaria e gastronomia. Durante a formação, que teve uma carga horária total de 40 horas, os participantes aprenderam a fazer embutidos, defumados, curados, beneficiamentos, cortes e processamento de carne, técnicas e tratamentos adequados para melhor aproveitamento das carnes e produtos. Eles também foram ensinados sobre boas práticas sanitárias, rotulagem e embalagem.
A capacitação, que contou com aulas teóricas e práticas, foi direcionada para açougueiro, produtor rural, trabalhadores de estabelecimentos alimentícios e empreendedores que trabalham com carnes. Por isso, foram abordados, ainda, temas como Modelos de Negócios levando em consideração as tendências de mercado (feira, delivery, frigorífico, loja).
Na conclusão do curso foi feita uma apresentação da linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). Os serviços da Jucepe também foram colocados a disposição para aquelas quem têm interesse de abrir uma empresa. Tanto os trabalhos da Jucepe quanto da AGE são disponibilizados na Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE) de Sertânia.
“Desejamos que cada aluno dos cursos que estamos oferecendo possam colocar em prática todo o conhecimento adquirido, seja conseguindo uma vaga no mercado de trabalho ou criando seu próprio negócio. Nosso intuito é oportunizar a estas pessoas e suas famílias a garantia do próprio sustento. A profissionalização gratuita é um direito do cidadão, que estamos trabalhando para garantir cada vez mais em Sertânia”, salientou o prefeito Ângelo Ferreira.
A iniciativa teve o apoio do Sebrae/Senac e aconteceu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite (CEDOCA).
Também participaram da cerimônia de encerramento do curso o vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Toinho Almeida; Presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Henrique Ferreira (Fiapo); Chefe de Gabinete, Neto Cajueiro; Secretário de Serviços Públicos, Renato Remígio; e a presidente do Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Sertânia (CEDOCA), Sônia Patriota.