Visando minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 nos profissionais que atuam na linha de frente do combate e prevenção do novo coronavírus, o Governo Municipal de Sertânia formou a Equipe de Atenção a Saúde do Trabalhador. A ação é coordenada pelo NASF em parceria com o Centro de Saúde da Mulher e da Criança e Academia da Saúde.
Profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo estão realizando desde abril atividades laborais, alongamento, relaxamento, trabalho com a voz e de respiração, além de atendimentos psicológicos e nutricionais em grupo ou individual. A iniciativa acontece de domingo a domingo no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette e de segunda a sexta nas UBSFs.
Todos os funcionários desses locais recebem as atividades, no Hospital estão incluídos a portaria, vigilância, recepção, serviço gerais, motoristas, copa/cozinha, manutenção, auxiliar de farmácia, técnico de raio-x, auxiliar de laboratório, analistas, médicos, técnico em enfermagem e enfermeiros.
Na Atenção Básica estão sendo atendidos agentes de saúde, médicos, enfermeiros, técnico em enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, serviços gerais e recepção. A medida foi pensada em razão dos desafios impostos e das dificuldades para lidar com o vírus e seu enfrentamento, já que ainda se trata de algo pouco conhecido.
Além da implantação da Equipe de Atenção a Saúde do Trabalhador, a Prefeitura está pagando uma gratificação temporária aos profissionais que exercem atividades presenciais de apoio, enfrentamento e prevenção da Covid-19, como trabalhadores da Saúde, Segurança Pública, Coveiros, Garis e outros.
A gratificação é de até 30% sobre os vencimentos básicos, pelo período máximo de três meses, podendo ser prorrogada por igual período, caso haja necessidade e de acordo com a intensidade da pandemia. A gestão também tem investido na compra de todos os EPIs necessários, a fim de garantir a segurança desse grupo.
“São formas de reconhecer o trabalho dos servidores que de maneira muito corajosa estão ajudando a nossa cidade a passar por essa pandemia. Sabemos que o momento tem exigido muito deles, por isso estamos trabalhando para garantir um ambiente saudável para todos – população e trabalhadores”, disse o prefeito Ângelo Ferreira.