A Prefeitura de Sertânia está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico e quer ouvir a população para construção do documento. Nesta terça-feira (16/08) começam as reuniões nos distritos e povoados para discutir os quatro pilares do tema em cada localidade: abastecimento de água, drenagem, esgotamento e resíduos sólidos (lixo).
O objetivo é que as comunidades participem ativamente da criação do plano e tenham a oportunidade de apresentar as problemáticas e as potencialidades de cada lugar dentro desses eixos. A ideia é que os encontros contem com a participação de lideranças políticas e demais moradores.
O primeiro evento será em Albuquerque Né, na Escola Doutor Alcides Lopes de Siqueira, às 9h30. Ao todo, serão realizadas sete reuniões para coleta de dados e elaboração do documento.
Os encontros serão conduzidos pelo engenheiro ambiental, civil, sanitarista e de segurança do trabalho, Cayo Farias Pereira, da empresa Empatech Engenharia para o Meio Ambiente.
De acordo com a Prefeitura, a colaboração dos sertanienses é fundamental devido ao conhecimento que cada munícipe tem do local onde mora.
O PMSB é um instrumento obrigatório, regido pela Lei Federal n° 11.445/2007. Ele é necessário para que o governo municipal possa receber recursos para projetos de saneamento básico.