O Governo Municipal de Sertânia tem investido na infraestrutura do município tanto das Zonas Rural como Urbana, beneficiando e melhorando a qualidade de vida do homem do campo e da cidade. Depois de um período intenso de chuvas na Região, desde a época carnavalesca, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente trabalha no processo de aração de terra. Segundo o secretário da pasta e também vice-prefeito do município, Toinho Almeida, o serviço começou pelas comunidades onde as chuvas caíram primeiro. “Desde a semana pré-Carnaval, quando choveu em algumas localidades, a exemplo do Riacho Verde, Recanto Verde e São Gonçalo, que fica em Rio da Barra, já iniciamos a aração de terra”, comentou.
Com a intensificação das chuvas por todo o município e como estamos vivenciando o momento de plantio, a procura pela aração de terra aumentou. “A Prefeitura dispõe de 3 tratores próprios e começamos a atender o agricultor com essas ferramentas. E conversamos com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para trabalhar em conjunto”, alertou. O prefeito Ângelo Ferreira autorizou ainda a contratação de aluguel de novos tratores. No município, há uma estimativa de mais de 5 mil pequenas propriedades. A princípio, serão 700 horas de trabalho a mais com a contratação de novas máquinas, apesar da dificuldade de encontrá-las. Além disso, alguns tratores das comunidades devem atender localmente o agricultor, como por exemplo, em Albuquerque Né.
Infraestrutura na cidade
Enquanto isso, na sede do município, a Secretaria de Infraestrutura e Projetos Especiais vem trabalhando na implantação de sistemas de esgoto nas comunidades que não dispõem ainda deste serviço. Foram mais de 420 metros de rede de esgoto, só neste ano, instalados apenas no bairro da Imaculada Conceição, beneficiando diversas famílias. Recentemente, o Loteamento São Lucas, no bairro da Mário Melo, recebeu a construção de um sistema simplificado de rede de esgoto ainda no final do ano passado.