Os agricultores de Pernambuco atualmente são uma peça-chave para garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a alimentos saudáveis e de boa qualidade. Isso porque o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está chegando aos municípios, beneficiando diretamente famílias que residem em sítios, assentamentos e comunidades quilombolas de todo o Estado.
Nesta terça-feira (16), o PAA será lançado em Sertânia. O evento será no escritório do IPA, na rua Dr. Manoel Borba, a partir das 09h.
A ação faz parte do Governo Federal e é executada pelo Governo de Pernambuco, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Os grupos cadastrados no programa recebem produtos da agricultura familiar, como hortaliças, tubérculos, carnes, ovos, mel, garantindo, assim, um reforço para segurança alimentar e nutricional das pessoas atendidas.
A Lei 14.628/23, que institui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Cozinha Solidária, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 21 de julho de 2023. Ela prevê que pelo menos 30% das compras públicas de alimentos sejam adquiridas via agricultura familiar, tendo como destino projetos de combate à fome.
Até o momento, pelo menos 1.610 agricultores fazem parte do projeto no estado e vendem seus produtos. O IPA pretende atender 150 mil pessoas vulneráveis de todo o estado através do Programa de Aquisição de Alimentos. O investimento do Governo Federal em Pernambuco foi de R$ 8 milhões, 70% a mais que no ano de 2023.
Os municípios de Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Camutanga, Floresta, Garanhuns, Ingazeira, Itacuruba, Joaquim Nabuco, Pedra, Primavera, São José do Egito, São Bento do Una, São Vicente Ferrer, Solidão e Timbaúba já estão sendo beneficiados pelo programa. A meta é chegar até 87 cidades do estado até o final de fevereiro.