O Congresso Pernambucano de Municípios, realizado durante esta semana no Centro de Convenções, em Olinda, encerrou ontem as suas atividades com a premiação do concurso Práticas Inovadoras. Entre os 34 projetos apresentados pelos prefeitos de Pernambuco, o do município de Quixaba, distante 237 quilômetros do Recife, foi o mais bem votado. A proposta “Experiências Exitosas em Educação” recebeu 252 votos. Mais de duas mil pessoas participaram das oficinas e das palestras oferecidas no evento, superando a expectativa da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Ao longo dos três dias de atividades foram realizadas 12 oficinas e 17 palestras, que atraíram 2.450 pessoas, entre prefeitos, secretários, técnicos e vereadores. Nos dois primeiros dias do congresso os municípios selecionados tiveram a oportunidade de apresentar um resumo das práticas que concorreram no concurso. Além disso, no saguão a disputa continuava com lobby por parte dos municípios para conseguirem votos.
Com o prêmio pela proposta “Experiências Exitosas em Educação”, o município de Quixaba ganhou um projeto de pavimentação no valor de R$ 200 mil. “Essa experiência dependeu de um esforço nosso ao lado dos professores e da Secretaria de Educação. A experiência é valorizar. Nós investimos muito”, disse o prefeito José Pereira Nunes (PR).
Segundo o prefeito de Quixaba, cerca 25% do orçamento do município é direcionado para a educação. “Não é fácil não extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas tenho meus pés no chão e nunca fiquei sem dinheiro em caixa. Sempre tive uma sobra. Não gasto o dinheiro que deve ir para a educação”, disse José Pereira.
Ingazeira, no Sertão, ficou na segunda colocação, com o projeto “Fortalecimento da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem”, e recebeu uma van que será destinada à Secretaria de Saúde.
Carnaíba e Tacaratu, que foram classificados em segundo e o terceiro lugares, respectivamente, foram premiados com R$ 139 mil, cada prefeitura, para implementarem um sistema de abastecimento de água nos municípios.
Os outros dois vencedores, Arcoverde e Olinda, ganharam um computador, cada prefeitura.
NE 10