Recife conquistou o primeiro lugar entre todas as cidades do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022. Esta é a segunda vez que a capital pernambucana se destaca no levantamento elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e, além do pódio entre os municípios da região, também ocupou o primeiro lugar nacional no indicador Transparência Municipal e o quarto lugar entre Capitais de Recursos Para Ciência e Desenvolvimento Científico.
A terceira edição do ranking analisou 65 indicadores distribuídos em 11 pilares, como Infraestrutura, Saúde, Educação e Economia. O resultado foi apresentado nesta terça-feira (13), em São Paulo. Além de detentora do pódio nordestino, Recife também foi a única cidade da Região entre os 100 municípios mais competitivos do país. Um indicador destaque para a capital pernambucana foi a economia.
Ranking de Competitividade dos Municípios
A nota final da capital pernambucana ficou em 56,68, o que a deixa figurando na 82ª colocação geral entre 415 municípios com mais de 80 mil habitantes. Entre as capitais, o Recife ocupa a 9ª posição nacional. Vale ressaltar o desempenho da cidade no pilar Inserção Econômica, uma vez que, o município conseguiu subir 62 posições em relação ao estudo divulgado em 2021.
Em outros itens avaliados pelo estudo, o Recife permanece como a capital nordestina líder no indicador Capital Humano, sendo agora a quarta colocada nacional. Há avanços também na classificação dos pilares de Dinamismo Econômico e Qualidade da Educação, além da cidade ocupar a segunda posição nacional entre as capitais no indicador da Taxa de Matrícula no Ensino Técnico. Por fim, também figura como a quinta entre as capitais em Acesso à Telefonia Móvel graças a iniciativas como o Conecta Recife.